GP do Catar → Corrida


Neste domingo, o Lusail Internacional Circuit recebeu o Grande Prêmio do Catar, após o tricampeonato de Max Verstappen, que aconteceu após a corrida sprint disputada no sábado. Hoje, quem venceu a prova foi o próprio holandês da Red Bull, conquistando sua 49ª vitória na Fórmula 1. Piastri e Norris completaram o pódio.

Assim que divulgada a seleção de pneus, ficou clara uma maior escolha pelos médios tendo em vista o bom desempenho do composto na corrida sprint e no treino livre, que aconteceu na sexta-feira. Apesar de não chover na região, a pista ficou traiçoeira por conta da areia, além do forte calor: 32ºC ambiente e 37ºC na pista.

O calor foi um dos protagonistas da prova. Os pilotos reclamaram muito antes, durante e após o término da corrida por conta das elevadas temperaturas que assolaram a região onde aconteceu o GP. Logan Sargeant, da Williams, teve que abandonar o circuito por passar mal.

Poucos minutos antes do início do GP, foi divulgado que Carlos Sainz, da Ferrari, não iria para a largada por um problema de vazamento de combustível. Além dele, Sérgio Pérez começou a prova dos boxes por conta de alterações no carro sem aprovação dos delegados técnicos.


→ A corrida:

Alguns metros após a largada, o safety car foi acionado após um acidente entre Lewis Hamilton e George Russell, ambos da Mercedes. O britânicos brigam pelo vice-campeonato da Fórmula 1 de 2023 e Lewis saiu da prova por um acidente que causou com seu companheiro de equipe.

O destaque também nas primeiras voltas fica com o próprio Russell, que mesmo após perder um bom tempo por conta do incidente, se recuperou bem, alcançando a zona de pontuação mais rápido do que o esperado.

As trocas de pneus começaram na 13ª volta, ainda com um domínio de compostos médios. Pérez, que largou com duros, se manteve na pista e não parou para a troca. Max Verstappen parou para trocar os pneus na 18ª e viu Alexander Albon (Williams) assumir a liderança. No entanto, uma volta depois, Albon precisou parar nos boxes e perdeu sua posição.

Durante as trocas, Verstappen se deu melhor e faturou quatro segundos de vantagem em relação aos concorrentes, que enfrentaram alto tráfego na volta à pista. O piloto da Red Bull pegou o caminho livre e disparou ainda mais. Na volta 25, Pérez levou uma advertência por ultrapassar os limites da pista quatro vezes e sofreu uma punição de cinco segundos - cumprida na volta 32. Gasly também foi advertido pelo mesmo motivo, sendo penalizado posteriormente.

A partir da volta 32, a maioria do grid estava com compostos duros após o predomínio dos médios na largada. Lembrando que nesta prova os pneus devem ser trocados a cada 18 voltas no máximo por motivos de segurança, resultando em no mínimo três pit stops para cada piloto.

Perto da 40ª volta, Sérgio Pérez foi penalizado pela segunda vez com mais cinco segundos por, de novo, violar os limites da pista. O mexicano tomou um chamado da equipe pelo rádio: "Isso está prejudicando nossa corrida". Na 45ª, Russell assumiu a segunda colocação, apesar de ainda estar 'devendo' uma parada nos boxes: grande recuperação após o acidente no começo da prova.

Líder do GP desde o começo da prova, Verstappen fez sua última troca de pneus, voltando para pneus médios, a cinco voltas do final da prova. Como esperado, o holandês venceu o Grande Prêmio pela 14ª vez no ano, faturando pela 49ª vez em sua carreira. Ainda, na 56ª volta, fez a melhor volta da prova com 1m24seg319, garantindo um ponto extra.

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GP do Catar → Corrida GP do Catar → Corrida Reviewed by #BrunoRodrigues on 15:48:00 Rating: 5

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